Segurança ainda é um desafio para o Estado, diz Moraes

Dentre as propostas defendidas pelo parlamentar como medidas eficazes de combate ao crime está a instalação de módulos policiais fixos em pontos estratégicos das cidades que apresentam altos índices de violência

mauro moraes     Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa e fundador do Movimento Curitiba Sem Violência, o deputado Mauro Moraes destaca o empenho do Estado em conter a violência, embora com efetivo reduzido. “O desafio tem sido destinar recursos para projetos na área. Muito foi investido desde o início da atual gestão. Mas o avanço da criminalidade exige das autoridades empenho ainda maior”, avalia Moraes.
     Dentre as propostas defendidas pelo parlamentar como medidas eficazes de combate ao crime está a instalação de módulos policiais fixos em pontos estratégicos das cidades que apresentam altos índices de violência.
     “A capital paranaense sofre com o avanço da criminalidade nos últimos anos, fruto da omissão das autoridades. Hoje, temos que correr contra o tempo e investir recursos na contratação de policiais”, comenta.
     Desde a implantação das UPSs (Unidade Paraná Seguro), os índices relacionados ao crime caíram em vários bairros de Curitiba. Contudo, muitas regiões assistiram ao movimento migratório de marginais. “É evidente que muitos criminosos deixaram de atuar em regiões assistidas pelas UPSs para promover o terror em outras localidades. Por isso vejo como essencial a instalação dos módulos fixos e a ampliação das rondas policiais”, defende.
Números do Estado
     Em 2013 o Paraná registrou, em todo o Estado, o menor número de assassinatos desde que a atual série histórica começou a ser contabilizada, em 2007. 
No ano passado foram 2.572 homicídios dolosos (com intenção de matar), o que representa uma queda de mais de 21% quando comparado com o ano de 2010. Na comparação com 2012, a redução foi de 18% no ano passado (2.572 ocorrências em 2013 e 3.135 no ano anterior).

Acesse Também!

Guia Caderno

Campo de Santana

Anunciantes