Richa reafirma compromisso de levar serviços de qualidade à população

richa reafirma compromisso    O governador Beto Richa reafirmou na segunda-feira, 18 de novembro, o compromisso da atual gestão de dar mais qualidade aos serviços e políticas públicas para o cidadão. O governador esteve na sede da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), na capital, onde inaugurou oficialmente o novo Data Center da empresa. O governo investiu R$ 40 milhões na estrutura e nos equipamentos. “É o maior investimento em obra de infraestrutura da história da Celepar e demonstra o quanto nós queremos um Estado moderno e com eficiência nos serviços públicos ofertados”, afirmou o governador. “Hoje, essa modernidade no uso da tecnologia da informação é uma política de governo aqui no Paraná. Com isso racionalizamos os gastos, temos mais eficiência e ainda mais economia”, disse Richa. Para o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o novo Data Center é um divisor de águas na história da companhia – que completou 49 anos no domingo, 24 de novembro, e para a segurança das informações paranaenses. “Nós tínhamos três datas center para armazenar as informações coletadas ao longo desses anos, e que estavam ultrapassados. Esse novo Data Center trouxe, além de mais qualidade e agilidade nos serviços, a garantia de que as informações armazenadas terão muito mais segurança”, destacou.
    O Data Center conta com a mais moderna tecnologia em segurança. Trata-se de uma sala cofre com certificado internacional. O abastecimento de energia do local conta com subestações próprias e no breaks, que garantem 99,95% de disponibilidade das informações armazenadas. O local também é seguro contra ameaças físicas, como arrombamentos, explosões e incêndios.
    SERVIÇO DE QUALIDADE 
    Para a população, o investimento significa agilidade. O Data Center tem capacidade para armazenar 380 Tera Bites de dados – um TB é igual a um milhão de mega bites. O cabeamento do Data Center também foi inteiramente modernizado para aumentar a capacidade de tráfego de dados em aproximadamente dez vezes. Pela internet ou em balcões de atendimento, o cidadão perceberá a rapidez dos 181 aplicativos públicos do governo, como a emissão da Carteira de Habilitação e registros de ocorrências. “Este investimento vem no mesmo sentido de darmos mais qualidade ao serviço prestado e também integrar as informações de governo para reduzir custos e ter informações mais claras”, acrescentou o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande.
    INTEGRAÇÃO
    O governo disponibilizou o Data Center a todos os 399 municípios do Estado para que utilizem a ferramenta e economizem custos com tecnologia da informação. “Colocamos à disposição dos prefeitos este Data Center para que, da mesma forma, garantam avanços e modernidade nas administrações municipais”, disse Richa. A ideia, segundo o secretário Casagrande, é criar um grande aglomerado de informações. “Isso faz com que o nosso Estado se torne 100% conectado em uma única central, reduzindo significativamente os custos”, disse. A integração de informações foi destacada pelo governador e o diretor-presidente da Celepar para os avanços da administração estadual. Sistemas como o Business Intelligence foram criados para cruzar e analisar todos os dados do governo. As mais de seis milhões de biometrias armazenadas na Celepar, por exemplo, são usadas por diversos órgãos e secretarias.

Acesse Também!

Guia Caderno

Campo de Santana

Anunciantes