Início O Jornal Histórico

Histórico

Desde maio de 2004, o Jornal Caderno do Bairro está atuando na região da Vila São Pedro, bairro do Xaxim, na cidade de Curitiba. Com distribuição gratuita, seu público alvo é definido, pois o mesmo mapa de distribuição é obedecido até hoje. No início, o jornal contava com oito páginas e seguia uma linha editorial mais descontraída, voltada ao entretenimento. O jornal sofreu duas grandes mudanças, uma no layout, que ficou mais dinâmico e dividido, e outra com a reformulação da linha editorial.

Recheado com notícias de interesse da comunidade local, tornou-se mais voltado às questões de cunho social. Essa mudança veio através do atendimento de pedidos de igrejas, associações, sugestões de leitores e anunciantes.

Com o passar do tempo, percebemos que a utilidade da mídia local é, pura e simplesmente, atrelada às reivindicações, problemas, eventos, acontecimentos e anseios da sociedade em que está inserida. Hoje o jornal está em constante desenvolvimento, não abandonando os princípios que o levantaram, mas agregando a cada edição mais conhecimento.

Já possui uma edição circulando a sete anos nos bairros Campo de Santana, Caximba e região, mantendo outra direção e equipe, trazendo notícias voltadas aos moradores destes locais.

Com cinco anos de existência, veio o convite para participar da AJBC (Associação dos Jornais de Bairros de Curitiba), que foi muito importante para nos dar parâmetros do funcionamento dos outros jornais mais tradicionais da cidade. Isso fez com que descobríssemos que a forma com que o Caderno do Bairro é conduzido assemelha-se ao caminho traçado pelos companheiros de outros bairros.

Distribuídos residencialmente na Vila São Pedro e região, os 10 mil exemplares do Caderno do Bairro possuem 16 páginas, sendo 12 coloridas e 4 preto e brancas. A edição do Campo de Santana também segue as mesmas configurações.

O Jornal também trabalha com campanhas e promoções voltadas à comunidade. É o idealizador da Campanha de Valorização do Comércio da Vila São Pedro e Região, que depois se estendeu também às edições do Campo de Santana. Além disso, organizou e idealizou o 1º e o 2º Natal Premiado da Vila São Pedro e Região, campanha que está fazendo parte da programação anual do jornal devido ao sucesso e a grande receptividade na Vila São Pedro. Outra iniciativa do Jornal criada em 2010 foi a Campanha Papa Pilhas, que visa impedir que pilhas e baterias que possuem metais tóxicos sejam descartadas em locais impróprios prejudicando o meio ambiente.

Mais iniciativas estão sendo planejadas em prol do meio ambiente, educação e desenvolvimento da região.

 

Acesse Também!

Anunciantes