Campanha da Fraternidade 2015

Tema:“Fraternidade: Igreja e Sociedade”
Lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45)

 

campanha da fraternidade“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc10,45). No ano passado ela nos apresentava um dos problemas sociais mais graves e desafiantes: o tráfico de pessoas. Esse ano ela quer ressaltar o sentido da missão do cristão e de toda pessoa de boa vontade a buscarmos o bem comum de todos (as). O Evangelho exige dos cristãos o direito e o dever de participar da sociedade, tendo como missão o serviço à comunidade. Neste ano a Igreja Católica comemora os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Num dos seus principais documentos chamado “Constituição Pastoral Gaudium et Spes” (Alegria e Esperança) diz: É de fundamental importância a formação civil e política de todos, especialmente da juventude, para promoverem os valores que se revertem para o bem de toda a sociedade.
Estudando, analisando a história vemos que a Igreja sempre teve uma atuação junto à sociedade, desempenhando, promovendo profundas e importantes mudanças sociais. Aqui no Brasil desde o “descobrimento” até hoje ela continua inserida nos meios sociais. Atualmente, diante da crise social, política, econômica que estamos vivendo, a CF/2015 nos desafia ao engajamento político/ social. Alguns passos importantes já foram dados com a Lei da Ficha Limpa (lei nº 135/2010); “Saúde +dez” (ainda em tramitação no Congresso). Para esse ano a CF nos convida a conhecer e nos comprometer com outro projeto que trata especificamente da reforma política. Ele é chamado de: Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Esse projeto é proposto pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), OAB e mais de 100 entidades que estão apoiando. Para você saber mais detalhadamente sobre o projeto, entre no site: www.reformapoliticademocratica.org.br
Como cidadãos todos temos o direito e o dever de participar. Cidadão tem a ver com sociedade. A palavra sociedade, na sua origem, significa: SOCIUS + ID. Id, significa idade, vigor, força. Portanto, força e vigor dos socius. Socius significa companheiro. Daí o sentido de sociedade: cidadãos unidos pela mesma força e vigor. Todas as pessoas que tem a mesma pertença, buscam viver e conviver com um modo próprio de organização, formam uma sociedade. A sociedade não é estática, mas sempre dinâmica e em transformação. Por isso não tem como ficar de fora. Ela só será boa, justa, fraterna se eu participar dela. Que a CF/2015 nos motive.

pe antonio fabris

Acesse Também!

Anunciantes